Parabéns a Rede HumanizaSUS pelos 8 anos de (re) existência

14 votos

 

Lembro muito bem, ao final do Curso de Especialização em Humanização da Atenção e da Gestão do SUS, quando veio um sentimento de tristeza, por ter de deixar o espaço de aprendizado coletivo, teleduc, onde a gente tinha  reapreendido a quebrar concretos,despertar dos porões da experiência (Eduardo Passos), onde reapreendi sentir prazer no trabalho em saúde pública, onde despertei o desejo de seguir apostando nos processos de trabalho, e, fui apreendendo a intervir nesses processos, enfim era o final do curso e hora de dizer adeus a esse espaço.

Lúcia Otonelli Crescente, tutora, Simone Bernardi, atrás dela Debora, Bibiana, Simone Costa Beber, nossa impossível de Bozano, RS, Peju, atrás de mim Miss Salete Linda,Luciane Rotilli,Andréa Minuzzi, nossa médica  e o Nono: Juarez Zanella 

E no meio desse sentimento de ter que desocupar esse lugar no dia da formatura no salão de atos da UFRGS, nos é apresentado pela Consultora do Ministério da Saúde, pela PNH   Cláudia Matias essa novidade da chegada da rede humanizasus. Senti nesse dia meu coração vibrar forte. Por entender que não era o término do reencantamento e a gente ia poder seguir trocando sentimentos, experiências, vivências …enfim, seguir respirando novos ares.

Foto da formatura da Especialização em Humanização da Atenção e Gestão do SUS, na imagem a UP Missioneira, capitaneadas pela Lúcia Crescente, da 17º Coordenadoria Regional de Saúde

 

Me joguei na rede, com desejo de sentir o prazer que sentia nas trocas de vivências do teleduc, com esse povo maravilhoso, e assim fui percebendo que a cada post que eu colocava no ar, um eco, um retorno afetivo, um feed back, e mais uma moeda de barganha, porque era mostrar o que as pessoas diziam do trabalho da gente, prá fortalecer a nível local. 

 

 

 

A proximidade de pessoas realmente significativas na saúde pública, trazendo conteúdos realmente importantes, foram trazendo para perto do interior dos estados acesso ao conhecimento, aos debates quentes, e, as novas formas de fazer saúde. Nesse roll Eduardo Passos, Ricardo Teixeira, Gustavo Tenório Cunha, Gastão Campos, Liane Righi e tantos outros chegavam mais próximos das nossas vidas.

Aos poucos fui conhecendo pessoas que se tornariam ainda mais relevantes na minha vida afetiva, e, assim surgiram Ricardo Teixeira, Mariana Oliveira,Patrícia Silva, Daniela Matielo, Dalton Martins, Sabrina Ferigato, Dário Pasche, Jaqueline Abrantes, Erasmo Ruiz, Mariella S. de Oliveira,Maria Luiza Sardenberg, Rejane Guedes Pedroza, Emilia Alves de Souza, Luciane Régio Martins,André Benedito, Gustavo Nunes de Oliveira,Luiz Augusto de Paula (Tutto) , Rogério Costa, Max Alvin , Shirley Monteiro de Mello e tantos e tantos outros que tocaram meu coração, me fizeram companhia nos momentos mais doidos, trouxeram novidades, me encantaram, me fizeram mudar de opinião tipo Denis Petuco, que realmente fazem com que a gente não estacione na estrada empoeirada…e siga a trajetória com tesão e vontade. Recentemente tive o prazer de conhecer pessoalmente Débora Aligieri, doce advogada e ativista na batalha do diabetes, ela tem proporcionado aulas incriveis de cidadania.

Parabéns a Rede HumanizaSUS que agrega valor cada dia mais, mudando de plataforma, inovando na forma de produzir encontros, e proporciona um SUS com equidade, oferta uma forma de produzir saúde prá quem trabalha com saúde,

Parabéns prá todos nós dessa grande rede, aos idealizadores desse projeto, e a todas as pessoas que entram nesse ágora para fazer a diferença!!!!!!!!!

Com muito amor, carinho pela RHS

Peju