Paciente de 74 anos recebe alta após oito meses internada no Hospital Abelardo Santos

8 votos

“Hoje, posso dizer que é uma vitória sair daqui e ir para casa com ela”, afirmou Georgete Milene Caldeira, 44 anos, ao comemorar a alta hospitalar da tia, Maria de Nazaré de Jesus, 74 anos, após 223 dias de internação no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém. A aposentada, que foi internada após um AVC (Acidente Vascular Cerebral), ficou sabendo que retornaria para casa na tarde desta quinta-feira (14).

O momento ocorreu poucos dias depois de Maria de Nazaré completar mais um ano de vida, em 8 de agosto. “Posso afirmar que ela ganhou um grande presente, que foi a recuperação. Acompanhei minha tia durante todo esse tempo, e sabemos que é preciso ter paciência e estar cercado de profissionais que tornam o tratamento mais leve. Deixo meus parabéns a toda a equipe do HRAS”, acrescentou Georgete.

Após deixar o HRAS, Maria foi conduzida para sua casa em uma ambulância. Agora, receberá atenção de profissionais do Programa “Melhor em Casa”, do Ministério da Saúde, que oferece assistência domiciliar para pessoas que necessitam de cuidados contínuos, evitando hospitalizações prolongadas e promovendo conforto e recuperação no ambiente familiar.

Sem essa modalidade de atendimento, muitos pacientes poderiam acabar precisando de internações frequentes. “Essa foi outra etapa do nosso trabalho: assegurar que ela pudesse sair daqui e contar com acompanhamento especializado em casa, o que garante qualidade de vida para ela e seus familiares. Ao final, deu tudo certo”, disse Hellem Moraes, enfermeira do Hospital Abelardo Santos.

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Pará. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Referência no atendimento à mulher, criança e população indígena, só em 2024 realizou mais de 1 milhão de atendimentos, entre cirurgias de média e alta complexidade, exames e consultas.