Hospital Abelardo Santos atinge a marca de quase 700 mil atendimentos em 2025
Maior unidade de saúde do Governo do Pará, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado em Icoaraci, distrito de Belém, já atingiu a marca de 695.507 serviços de saúde realizados nos primeiros oito meses de 2025. O resultado expressivo reafirma a importância da unidade, reestruturada pelo governo Helder Barbalho, e que desde 2019 se consolida na rede de assistência de saúde gratuita à população paraense.
O volume de atendimentos é liderado pelo Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), com 579.031 exames realizados, com destaque para endoscopia, colonoscopia, eco doppler arterial e eletroneuromiografia.
O Setor de Ambulatório, com 11 especialidades, é o segundo mais procurado, com 36.197 procedimentos e consultas, nas áreas de cardiologia, neurologia endovascular e ginecologia. Em seguida estão as cirurgias (8.321) e o Pronto-Socorro com Urgência e Emergência Adulto, Pediátrico, Obstétrico e Ginecológico (60.333 atendimentos), que funciona de portas abertas 24 horas.
Segundo a titular da Sespa, “o Hospital Regional Abelardo Santos é hoje uma das principais referências em saúde pública no Pará. Os números do primeiro semestre mostram o compromisso do Governo do Estado com uma assistência acessível, resolutiva e humanizada. Quase 700 mil atendimentos, em seis meses, refletem a eficiência da gestão, o empenho das equipes e o cuidado com a população, especialmente com os públicos mais vulneráveis”.
Para atender ao aumento das demandas, a unidade mantém uma infraestrutura de 28 mil metros quadrados de área construída, oferecendo serviços em 11 especialidades, incluindo vascular, urologia, cirurgias torácica, ginecológica e pediátrica, mastologia, endoscopia, neurocirurgia geral e de coluna, clínica geral e obstetrícia.
