Ligue 132 comemora 10 anos com Ciclo de Palestras gratuito sobre drogas no dia 25/6 em Porto Alegre
Francisco Inácio Bastos, coordenador do 3º Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira, será um dos palestrantes e falará sobre “Epidemiologia do uso de drogas”
No dia 25 de junho, a Associação Mário Tannhauser de Ensino, Pesquisa e Assistência promove ciclo de palestras gratuito para comemorar os 10 anos do "Ligue 132", o serviço de orientações e informações sobre drogas. O encontro vai ocorrer às 13h30 no anfiteatro do prédio anexo da Universidade Federal de Ciências da Saúde (UFCSPA) de Porto Alegre.
A primeira palestra será ministrada pelo Secretario Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano, sobre as políticas públicas de drogas no Brasil. Logo após, às 14h30, ocorre a palestra “A Política de Saúde Mental, Álcool, Crack e outras no RS” apresentada pelo psiquiatra Luiz Carlos Coronel, coordenador de Saúde Mental do Rio Grande do Sul.
Às 15h, o psiquiatra e diretor do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas da UFRGS, Flávio Pechansky, falará sobre “Práticas e Políticas sobre Álcool e Drogas no Trânsito – Uma geração em atraso”.
Encerrando o Ciclo às 15h30, é a vez de Francisco Inácio Bastos, doutor em Saúde Pública e pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde, do Icict/Fiocruz. O tema abordado será “Epidemiologia do uso de drogas”. Francisco Bastos é o coordenador do 3º Levantamento Nacional sobre Uso de Drogas pela População Brasileira, que está ocorrendo em todo o país.
O prédio anexo da UFCSPA fica na Rua Sarmento Leito, 245, no Centro Histórico, em Porto Alegre. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da AMTEPA. Quem participar terá direito a um certificado, no qual constará a carga horária de três horas e que será enviado por e-mail após o evento.
O "Ligue 132" é um serviço de teleatendimento realizado por profissionais capacitados, que trabalha com metodologia própria, prestando auxílio e fornecendo aconselhamento personalizado a familiares e usuários de drogas. O atendimento é feito de forma sigilosa e anônima 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana.
O serviço integra o programa “Crack, é possível vencer”, financiado pelo Governo Federal, que tem como objetivo prevenir o uso de drogas no país, atendendo a casos de álcool, tabaco, cocaína, maconha e entre outras substâncias. É uma parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e AMTEPA.
Serviço
O quê: Ciclo de Palestras – 10 anos do Ligue 132
Quando: 25/06 (quinta-feira), às 13h30
Onde: Sarmento Leite, 245 Centro Histórico, na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (RS)
Inscrição: Gratuita no site www.amtepa.com.br
Certificado: Será enviado por e-mail após evento.