ACOLHIMENTO: ESTRATÉGIA PARA ORGANIZAÇÃO NO PROCESSO DE TRABALHO EM UMA UES EM MACEIÓ – AL.

7 votos

Para finalizar a disciplina Humanização e Formação em Saúde, oferecida pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino na Saúde, pela UFAL. O presente trabalho demonstra através do processo de ações de intervenções em uma Unidade de Especialidades, através do Acolhimento humanizado, promovido por gestão, profissionais e usuários. A disciplina foi lecionada pelo Prof. Sérgio Aragaki e o trabalho realizado pela equipe: Fabia Cristino, Nathália Barros, Selma Santos.

Como base de diretrizes do SUS, o acolhimento possibilita a assistência às necessidades apresentadas, chegando à sua resolução por parte da equipe profissional ou multiprofissional, promovendo a inclusão dos usuários.  Através do processo de acolhida, escuta e tratamento humanizado.

 Dentre os temas para abordar o trabalho foi eleito ‘o acolhimento’ por tratar-se de uma problemática apontada por muitos usuários, no quis diz respeito a recepção, esclarecimentos, direcionamento e qualidade dos atendimentos por eles recebidos neste serviço.

Área de Estudo

Jacintinho, bairro localizado no município de Maceió – AL, na mesorregião, ao leste na região da Mata Atlântica alagoana. A área do bairro ocupa 3.67 Km², e a população total residente é de 86.514 habitantes, segundo o censo 2010 do IBGE.

A Unidade de Especialidades comporta usuários locais e de outros municípios do Estado. Pacientes desinformados encontram dificuldades diversas como podem ser vistas no quadro. Além de acometidos e limitados em sua situação/condição de saúde/financeira, se deparam invariavelmente com este cenário crítico (Quadro 1) de falta de esclarecimentos, que deveriam ser prestados pelos trabalhadores da unidade.

Quadro 1 – Problematização na Unidade de EspecialidadesFonte: Autoras deste Relato de Experiência, 2021.

Como estratégia para o processo de organização das necessidades foram apresentadas e adotadas na unidade, ações e intervenções, através do Acolhimento humanizado pela gestão, profissionais e usuário:

  • Acolhida: ao qual um funcionário do quadro administrativo inicia as atividades de cada turno acolhendo os usuários na unidade.
  • Apoio social: direciona cada indivíduo ao setor de atendimento, prestando as informações pertinentes as situações apresentadas.
  • Atendimento organizado: é feita a chamada em pequenos grupos de usuários referentes as consultas por especialidades, evitando tumultuar os corredores e disseminar ainda mais microrganismos entre eles e a equipe, além de ruídos indesejados durante as consultas.
  • Quadro de informações: a administração formulou um quadro informativo dos serviços e horários que são ofertados pela unidade, procurando diminuir aglomeração no setor da recepção, otimizando a abertura de prontuários e adiantando a confirmação dos pacientes.

Assim, concluísse que o acolhimento humanizado quando utilizado na rotina do serviço, facilita o trabalho da equipe, direciona corretamente os atendimentos ofertados, não sobrecarrega demandas e otimiza o gerenciamento das ações na unidade por existir uma linguagem clara e efetiva.