Aprendizagem Significativa para estudantes médicos, a partir da prática profissional em uma ESF -SP

10 votos

Na Faculdade de Medicina de Presidente Prudente, pertencente à Universidade do Oeste Paulista (FAMEPP/UNOESTE), a aprendizagem de estudantes da Graduação ocorre a partir da sua inserção na prática profissional desde as séries iniciais do curso.
Os Facilitadores utilizam métodos ativos de aprendizagem, como a Problematização, com inserção os estudantes nos cenários da Atenção Primária em Saúde (APS). Quando os docentes conversam sobre a avaliação formativa (em processo), realizada por meio da análise dos Portfólios dos acadêmicos, nas reuniões de Educação Permanente, evidencia-se que a inserção do discente, como membro da equipe interprofissional, possibilita ao estudante o entendimento dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Os Facilitadores coletaram informações, nos Portfólios dos aprendizes, e conseguiram inferir que os acadêmicos compreenderam os fatores mais importantes do processo saúde-doença, de maneira ampliada, migrando devagar, paulatinamente, do modelo Biomédico, tecnicista, para o Biopsicossocial, muito mais abrangente e resolutivo. Os cuidados, que antes eram focados nas doenças, passam a ser centrados nas necessidades de saúde das famílias e da comunidade. Esses facilitadores demonstraram satisfação em poder colaborar para o desenvolvimento de habilidades acadêmicas para trabalhar em grupos de Promoção à Saúde, por exemplo. Alguns relatos dos Portfólios traziam experiências de aplicações práticas da Política Nacional Humanização (PNH), citadas na criação de vínculos de respeito e confiança entre a equipe e usuários do SUS. O trabalho em equipe interprofissional também foi apontado como uma habilidade desenvolvida pelos estudantes, durante o bimestre letivo. A participação dos estudantes nas reuniões de equipe foi muito valorizada pelos acadêmicos, nos Portfólios. Outros aprendizes ainda relataram, nos Portfólios Reflexivos a valorização da empatia, ou seja, da capacidade de se colocar no lugar do usuário SUS, atendido pela equipe da ESF. Os acadêmicos também relataram, nos Portfólios, seus conhecimentos sobre o Sistema de Saúde vigente no Brasil, mostrando que entenderam as suas possibilidades de operacionalização. O cuidado centrado na pessoa e não na doença, também fez parte das narrativas dos Portfólios dos estudantes médicos.
Os Facilitadores do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/FAMEPP/UNOESTE), na reunião de Educação Permanente, refletiram sobre suas práticas pedagógicas, nas ESFs, a partir da leitura conjunta dos Portfólios dos estudantes. Com a ajuda da obra: “Professores Reflexivos, em uma Escola Reflexiva”, da autora Isabel Alarcão, entenderam que estão formando profissionais que estão aprendendo a aprender. Dessa maneira, a aprendizagem significativa, na UNOESTE tem permitido uma contextualização dos conhecimentos que são necessários para a prática médica de excelência. Esse “padrão ouro” que desejamos para a formação de nossos futuros profissionais médicos emerge de um alicerce prático, no qual ocorre um aprendizado efetivo, permitindo a atuação desses médicos, formados para o SUS, em contextos complexos e interdisciplinares.

Referências:

Ensino em saúde: aprendizagem a partir da prática profissional
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.scielo.br/j/csc/a/5srtMLMGXYVz5Qs4bBCCJHJ/%3Flang%3Dpt&ved=2ahUKEwjljqrU4vXyAhXOG7kGHZ1cDPAQFnoECAkQAQ&usg=AOvVaw0qvNtTR2ZXB6ILAryPBpy9
Acesso em 09 09 2021, às 21h 45min.