Ensinando “Medicina do Trabalho” e a importância das “visitas aos locais de trabalho”

8 votos

 

A Saúde do Trabalhador compreende o conjunto de atividades do campo da “Saúde Coletiva” que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores. Ela também visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
O Programa de Aproximação Progressiva à Prática, da Universidade do Oeste Paulista, no Campus de Presidente Prudente (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) insere os acadêmicos da Graduação em Medicina em 09 Estratégias Saúde da Família (ESFs), como membros das equipes interprofissionais das Unidades de Saúde. Essa inserção ocorre a partir de uma parceria firmada entre “Ensino e Serviço” (UNOESTE/Secretarias Municipais de Saúde) das cidades de Presidente Prudente e Álvares Machado.
As Facilitadoras do PAPP/FAMEPP/UNOESTE utilizam Metodologias Ativas como a Problematização, para esrimular a criação de Planos de Ação, com foco na Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS).
Um dos Planos de Ação criado pelos Acadêmicos e colocado em prática, sob supervisão docente, no território ligado à ESF Humberto Salvador, em Presidente Prudente, esteve relacionado à Saúde do Trabalhador.
A Docente utilizou o “Arco de Maguerez”, para estimular a “reflexão na Ação”, com o pequeno grupo de estudantes médicos.
Após a busca em referências confiáveis, dentre os objetivos destacados pelos acadêmicos, relacionados a esta ação de “Educação em Saúde”, podemos citar:
A) Conhecer a realidade de saúde da população trabalhadora, independente da forma de inserção no mercado de trabalho e do vínculo trabalhista estabelecido;
B) Intervir nos fatores determinantes de agravos à saúde da população trabalhadora, visando eliminá-los ou, na sua impossibilidade, atenuá-los;
C) Avaliar o impacto das medidas adotadas para a eliminação, atenuação e controle dos fatores determinantes e agravos à saúde;
D) Subsidiar a tomada de decisões dos órgãos competentes;
E) Estabelecer sistemas de informação em saúde do trabalhador.
A Docente complementou a discussão, explicando que o processo saúde-doença dos trabalhadores tem relação direta com o seu trabalho. Esse processo não deve ser reduzido a uma relação monocausal entre doença e um agente específico; ou multicausal, entre a doença e um grupo de fatores de riscos (físicos, químicos, biológicos, mecânicos), presentes no ambiente de trabalho.
Futuros médicos consideraram, também, nas discussões, que “Saúde e Doença” estão condicionados e determinados pelas condições de vida das pessoas. Eles são expressos, entre os trabalhadores, também pelo modo como vivenciam as condições, os processos e os ambientes em que trabalham.
A Docente explicou sobre a importância da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. De forma a fortalecer a ST no SUS, foi publicada em 2012, a Portaria 1.823, consolidada posteriormente no Anexo XV da Portaria de Consolidação nº 2/2017, do Ministério da Saúde, a qual definiu a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) de acordo com princípios, diretrizes e estratégias a serem observadas pelas esferas municipais, estaduais, distrital e federal da gestão do SUS, com o objetivo de desenvolver a atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância, visando a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores e a redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos.  Trata-se de uma Política Transversal às demais Políticas Públicas de Saúde  a um conjunto de outras políticas sociais, considerando os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença-cuidado. Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde, realizada no território ligado à ESF Humberto Salvador, em Presidente Prudente, no interior de SP.

Referência:
O ensino da Medicina do Trabalho e a importância das visitas aos locais de trabalho.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.rbmt.org.br/details/74/pt-BR/o-ensino-da-medicina-do-trabalho-e-a-importancia-das-visitas-aos-locais-de-trabalho%23:~:text%3DNa%2520casu%25C3%25ADstica%2520do%2520ambulat%25C3%25B3rio%2520de,perda%2520auditiva%2520induzida%2520por%2520ru%25C3%25ADdo.&ved=2ahUKEwiZ996B-9SCAxWgqZUCHZbzAD0QFnoECA0QBQ&usg=AOvVaw2L6OTMyop-e_0wHtSABUeb
Acesso em 21 11 2023, às 08h 10min.