Lâmina de bandeja ilustrada: uma forma lúdica de abordar a adolescência e a relação com o corpo

7 votos

Sabemos que a questão dos transtornos alimentares está cada vez mais em pauta entre os adolescentes desta geração. Diante desta demanda, propomos elaborar uma lâmina de bandeja de papel, que irá ser entregue junto com a bandeja no momento das refeições escolares

Em uma parte da lâmina iremos abordar falas preconceituosas, através de um verdadeiro e falso, relacionado à relação com a comida e seus corpos que podem levar a transtornos alimentares e outros transtornos de saúde mental. Em uma segunda parte iremos abordar sinais de alerta para transtornos alimentares que ajudem os alunos e os educadores a identificarem se os adolescentes possuem uma relação saudável com a sua própria alimentação e com o seu corpo , além de informações sobre onde buscar ajuda em caso já existente de transtornos alimentares e sofrimento mental.

Pensamos na lâmina pois os conteúdos que pretendemos abordar estão relacionados com o momento da alimentação, e poderá ser abordado de uma forma lúdica. Será um momento que o adolescente poderá ler e refletir sem precisar se expor com ninguém. Além disso, em caso de identificação com os sintomas, é uma forma diferente do adolescente identificar que necessita de ajuda e lá constará onde buscá-la.