O desafio de inserir o conceito de Transversalidade da PNH nos Casos Disparadores da PBL em Medicina

15 votos

 

A Política Nacional de Humanização precisa estar presente e inserida nas políticas dos programas do SUS.
A Faculdade de Medicina da UNOESTE, no Campus de Presidente Prudente (FAMEPP/UNOESTE) insere os estudantes, desde o primeiro termo, em atividades práticas, em cinco Estratégias de Saúde da Família (ESFs) nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado. A ocorrência da Pandemia do Covid 19, trouxe novos desafios para os Professores do Programa de Aproximação à Prática (PAPP/FAMEPP/UNOESTE). Com a interrupção das atividades práticas nos termos iniciais do Curso Médico, por causa do pico da Pandemia, no primeiro semestre, em Março de 2021, no Brasil, a equipe de proposição curricular da UNOESTE enfrentou desafio de transversalizar a Política Nacional de Humanização (PNH) nos “Casos Disparadores” utilizados na Metodologia Ativa de Ensino e Aprendizagem denominada “Problem Based Learning” (PBL).
Nas Reuniões Virtuais de Educação Permanente, os Facilitadores do PAPP foram estimulados a entender que “a PNH busca transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, tirando-os do isolamento e das relações de poder hierarquizadas”.
Como executar essa tarefa de inserir a ideia de transversalizar, para os acadêmicos, nos casos disparadores da PBL? As respostas dos docentes foram ao encontro de reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido. Os usuários SUS, nos “Casos Disparadores” e nas “Semanas Integradoras” precisavam levar os estudantes a mobilizar saberes de maneira a produzir saúde de forma mais corresponsável, respeitando as experiências prévias dos “personagens de papel”, presentes na PBL.
Os Coordenadores de cada Termo, professores do PAPP, tiveram a oportunidade de opinar, na construção dos “Guias do Tutor”, em cada “Caso Disparador” e também nos temas propostos para as Semanas Integradoras.
Os docentes participantes da Atividade de Educação Permanente, que ocorreu “on line”, consideraram como positiva sua participação no desafio de inserir o conceito de Transversalidade da PNH nos Casos Disparadores da PBL, estimulando os estudantes a refletirem sobre os Princípios da PNH.

Referências:
Política Nacional de Humanização. Disponível em:
https://www.google.com/urlsa=t&source=web&rct=j&url=https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf&ved=2ahUKEwjqqd_s6tbvAhXAHbkGHUCKAHkQFjALegQIGhAC&usg=AOvVaw2lBS_aGXQoQCz71mpOFDWQ
Acesso em 29 03 2020 às 22h 58min.