Valorização dos Trabalhadores da Saúde e dos Direitos dos Usuários SUS no ensino do médico.

14 votos

O Programa de Aproximação Progressiva à Prática, da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) insere os estudantes da Graduação Médica em cinco Estratégias Saúde da Família (ESFs), nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado. Nas Reuniões de Equipe da ESF, os Facilitadores estimulam os estudantes a colocarem em prática a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). Esta Política compreende que a transformação nos serviços, no ensino e na condução do sistema de saúde não pode ser considerada questão simplesmente técnica. Ela envolve mudanças nas relações, nos processos, nos atos de saúde e, principalmente, nas pessoas.
Acadêmicos foram estimulados pelo docente, médico da ESF, a organizarem uma “Roda de Conversa”, com foco na importância da Valorização do Trabalhador da Saúde. Acadêmicos consideraram ser importante dar visibilidade à experiência dos trabalhadores e incluí-los na tomada de decisão, apostando na sua capacidade de analisar, definir e qualificar os processos de trabalho, principalmente em tempos de Pandemia pelo COVID 19.
O Facilitador complementou que devem sempre existir viabilidades que tornam possível o diálogo,
intervenção e análise do que causa sofrimento e adoecimento, do que fortalece o grupo de trabalhadores e do que propicia os acordos de como agir no serviço de saúde. Estudantes explicaram que é importante assegurar a participação dos trabalhadores nos espaços coletivos de gestão. Os acadêmicos também foram estimulados pelo docente, a falarem, na EP, sobre a Defesa dos direitos dos Usuários SUS. Explicaram para a equipe que os usuários de saúde possuem direitos garantidos por lei e os serviços de saúde precisam incentivar o conhecimento desses direitos pelos cidadãos e assegurar que eles sejam cumpridos em todas as fases do cuidado, desde a recepção, na ESF até a saída do usuário da Unidade de Saúde e também fora dela. O Facilitador explicou que todo cidadão tem direito a uma equipe que cuide dele, de ser informado sobre sua saúde e também de decidir sobre compartilhar ou não sua dor e alegria com sua rede social.
No final da Reunião de EP, os participantes consideraram como positiva a ação de criação de ambientes saudáveis desenvolvida na ESF.

Referências:
Política Nacional de Humanização. BVS.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf&ved=2ahUKEwiYl7zPotvvAhU7LLkGHYXKARgQFjAKegQIHBAC&usg=AOvVaw2lBS_aGXQoQCz71mpOFDWQ
Acesso em 31 03 2021, às 16h 15min.