Humanizar o Suporte Nutricional e Nutrir a Vida do Paciente Oncológico

11 votos

Quando estamos bem, alimentamos naturalmente bem, visto que estando bem, estamos sempre bem dispostos, temos a sensação plena da realização de nossos sonhos, nossas metas alcançadas, acreditando piamente que a grande que o processo de se alimentar, signifique uma alta performance atlética ou basicamente que seja mais uma das muitas funções vitais desempenhadas pela maquina chamada, corpo humano.
Contudo, quando nos deparamos como nossa própria fragilidade existencial, comum num processo de doença, passamos a olhar o alimento como um mediador natural da vida, e vida de qualidade.
Para o paciente oncológico a estética corporal já não tem tanto sentido e uma boa nutrição é ideal para a realização dos sonhos, a descoberta de novos caminhos e alcance das metas propostas. O enfermo, cuidadores e familiares, esperam do profissional nutricionista, auxílio para nutrição não somente fisiológica, mas também um algo a mais, que possibilite nutri, sua vontade de viver e viver com dignidade.
Ao profissional nutricionista, cabe, proporcionar ao seu paciente, um reencontro, a redescoberta ou ainda alimentar, alimentando a esperança de dias melhores, através, das muitas experiências positivas, vivenciadas em algum momento da vida. Isso porque a nutrição no campo da oncologia deve exercitar e valorizar a cultura, valores, crenças. Condições sócio-econômicas, deficiências fisiológicas e de saúde de cada indivíduo.
O cuidado deve ser prestado de forma integral, tratando o indivíduo num todo, em prol do sucesso da adesão ao plano de cuidados nutricionais e conseqüente melhora na qualidade de vida, se deve em maior proporção, na habilidade do profissional nutricionista, promover uma relação do processo de cura, com os vários sentidos da alimentação e sua importância no enfrentamento da doença.
Creio que esse novo olhar sobre o exercício da nutrição moderna, em que o alimento passa a ter um papel a mais no processo de cura, complementado com a disponibilidade de profissional e paciente se colocarem na situação um do outro, quebra mais um paradigma no extremo do rigor técnico-científico e do cuidar humanizado e acolhedor