HUT realiza atividade com realização de exames para prevenção ao diabetes

10 votos

O Hospital de Urgência Dr Zenon Rocha ofereceu nesta quarta-feira(03) uma atividade preventiva contra o diabetes que permitia aos acompanhantes, pacientes e funcionários do hospital realizar um exame para medição da glicemia. Foram realizados mais de 100 testes nesta ação, construída pelo Serviço Social do HUT em parceria com a Associação dos Diabéticos do Piauí – ADIP.

   Almejando um atendimento preventivo, foram realizados Testes para Avaliação do controle Glicêmico, que mede o nível de açúcar no sangue, e também ocorreu a distribuição de cartilhas explicativas sobre os cuidados de prevenção e complicações da doença. “Um dos problemas que se enfrenta no combate ao diabetes é que, por ser uma doença silenciosa, as pessoas muitas vezes ainda relutam em se cuidar preventivamente, e acabam despertando para o problema só depois de desenvolver a doença. E pesquisas apontam que para cada pessoa diagnostica com diabetes, existe outra que possui e não sabe”, explica a presidente da ADIP, Jeane Melo.
   A atividade faz parte do projeto “conheça o Diabetes e viva Melhor”, que visa, através da promoção de ações socioeducativas desenvolvidas semanalmente pelo Serviço social, reforçando a importância da educação em saúde para a prevenção e tratamento da doença. Realizando, dentre outras atividades, reuniões temáticas multidisciplinares de educação em saúde para os usuários e seus respectivos acompanhantes.
 
   Para a diretora geral do HUT, Clara Leal, a realização de espaços que democratizem as informações para os cuidados e prevenção são essenciais para conseguirmos possibilitar a qualidade de vida e da saúde das pessoas. “O auto-cuidado e a participação dos familiares no dia a dia são importantíssimos nos cuidados com a saúde. Assim, buscamos sempre pensar serviços e ações educativas que tenhamos, no HUT, um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente”, comenta.