Reforma humaniza atendimento de adultos no Hospital Municipal de Maringá

6 votos

A reforma da sala de estar da Clínica Médica do Hospital Municipal de Maringá (HMM) agradou pacientes e acompanhantes. Maria Helena Borges, acompanhante de um paciente internado garantiu que a reforma melhorou o ambiente do HMM. “A idéia da sala foi excelente! Ficou mais aconchegante, mais gostoso. Agora dá para arejar a cabeça, conversar. O tempo parece que passa mais rápido. Todos adoram.”
     A nova sala atende a Política Nacional de Humanização, mantido pelo Ministério da Saúde para o incentivo à melhoria no atendimento em todo segmento da saúde pública. O Hospital Municipal de Maringá está inserido nesta política desde o início das suas atividades.
     A Política Nacional de Humanização objetiva a valorização dos sujeitos implicados no processo de produção da saúde, desde os acompanhantes, pacientes e profissionais.  Assim, uma das metas da equipe do hospital é melhorar as condições de atendimento aos usuários do serviço, criando espaços mais acolhedores e promotores de saúde.
     A sala de estar da Clínica Médica fica na ala onde são internados os adultos, possibilitando um ambiente mais familiar e aconchegante para que os pacientes, acompanhantes e familiares assistam televisão, conversem e realizem atividades. O ambiente, apesar de estar dentro de um hospital, tem mais aspectos de uma sala residencial. 
    A sala foi pensada como um recurso auxiliar para o processo de melhora dos quadros clínicos, visando diminuir a ansiedade da espera tanto para pacientes quanto para acompanhantes e contribuir para que o período de hospitalização seja menos doloroso. É um espaço onde o paciente e o acompanhante deixam o ambiente hospitalar e podem conversar com outras pessoas.