O Guia Brasileiro da Gestão Autônoma da Medicação (Guia GAM-BR) é resultado do trabalho de pesquisadores de quatro universidades

15 votos

Acabo de ler essa notícia no site da UFRGS, por entender como bem importante divulgo aqui. O site é:https://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/ufrgs-participa-de-lancamento-de-guia-de-medicacao.

 

 

Abaixo a notícia na íntegra:

 

No dia próximo dia 19 de março, às 18 horas, será lançado na Faculdade de Farmácia da UFRGS, o Guia Brasileiro da Gestão Autônoma da Medicação (Guia GAM-BR) em um evento que vai debater sobre o protagonismo do paciente nas decisões sobre seu tratamento e os cuidados em saúde mental. Participarão pesquisadores e participantes do processo de elaboração do material, incluindo a coordenadora-geral da pesquisa no Brasil, professora Rosana Onocko Campos, do Departamento de Medicina Social da Unicamp. O Guia é resultado do trabalho realizado por quatro universidades (Unicamp, UFRGS, UFRJ e UFF) a partir da experiência de serviços alternativos de saúde mental de Quebec (Canadá). A Gestão Autônoma da Medicação (GAM) tem como objetivo possibilitar que as pessoas tenham autonomia para negociar ativamente os medicamentos para seu tratamento.

O trabalho desenvolvido no Brasil reuniu trabalhadores e usuários de Centros de Atenção Psicossocial de Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Novo Hamburgo (RS). Na segunda etapa do projeto, no Rio Grande do Sul, foram envolvidos também os municípios de São Leopoldo e de Porto Alegre, além de Novo Hamburgo.

Segundo a coordenadora do projeto na UFRGS, Analice Palombini, o Guia GAM mostrou-se potente para instituir, nos serviços, espaços de fala a respeito da medicação, para chamar a atenção da equipe e dos gestores sobre a importância desse tema e ainda para reafirmar os direitos dos usuários.

Disponível online (www.fcm.unicamp.br/interfaces/arquivos/ggamBr.pdf), o GAM-BR será lançado também em formato impresso pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, para uso nos serviços de saúde mental do Estado.