OFICINA DE HUMANIZAÇÃO EM SEMINÁRIO “PARA ELAS – POR ELAS, POR ELES, POR NÓS” – BH / UFMG

13 votos

Continuando a conversa com Thatiane ( veja post publicado por ela, hoje, 12/04, na página inicial) sobre sentidos da Humanização, compartilho com vocês experiência de Oficina de Humanização em SEMINÁRIO “PARA ELAS – POR ELAS, POR ELES, POR NÓS”, realizado em BH, campus UFMG, dias 22 e 22 de fevereiro de 2013. 

O tema central do Seminário foi “Atendimento Integral às Mulheres em situação de violências”, e sua organização foi uma iniciativa do Coletivo que se reúne em torno do mesmo tema do seminário em foco, com apoio do MS/ DAPES/ Saúde da Mulher e da Criança e da UFMG/ Núcleo Promoção de Saúde e Paz da Faculdade de Medicina/ Departamento de Medicina Preventiva.

Propomos (facilitadoras: Ana Maria, apoiadora/ PNH, coordenadora Humanização/ Hemominas; Ana Rita, consultora do MS/ PNH), no início da Oficina, que os participantes (gestores, trabalhadores, acadêmicos, militantes, dentre outros) escrevessem em ‘tarjetas de cartolina’ sobre “o que é Humanização?”. A partir daí, abriu-se conversa/debate sobre os diferentes e comuns sentidos atribuídos pelos sujeitos presentes.

Apresento as fotos do painel que foi montado com as tarjetas, os debates se realizaram em torno destes e outros sentidos expressos, a partir das experiências de trabalho e vida das/os participantes.

Palavras/ Sentidos que emergiram com grande força: escuta, saber ouvir, acolhimento ao usuário e ao trabalhador, acesso, singularidade, sujeito, coletivo, remar contra o descaso, instituinte/ instituído, inclusão, processo de trabalho em saúde, valorização / saúde do trabalhador da saúde, política pública, transversalidade, Direitos das /os Usuárias/os,Humanização como contraponto às violências às mulheres, dentre tantas outras.

Fotos acima: OFICINA DE HUMANIZAÇÃO – Painel sobre sentidos de Humanização e Roda de Conversa com participantes.

Foto abaixo: Abertura do Seminário – Fala Coordenadora da Saúde da Mulher e da Criança / DAPES/ Ministério da Saúde, Ester Albuquerque.