VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – PAPEL DA INSTITUIÇÃO

15 votos

Este poster compartilha dois momentos: o primeiro o Fórum no Hospital e Maternidade Marly Sarney/HMMS e o segundo a Caminhada Pela Não Violência da Mulher

1º Discutir o papel do hospital e maternidade como integrante da Rede Estadual de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher foi o principal objetivo de fórum realizado quinta (21) e sexta-feira (22) pela Maternidade Estadual Marly Sarney. O evento foi organizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade. Participaram do evento médicos, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais de diversas áreas da saúde que integram o corpo de colaboradores da unidade, com vistas a melhorar o atendimento a pacientes mulheres, mães e adolescentes em situação de risco e violência no contexto doméstico ou fora deste.

pb210019_0.jpg pb210043_0.jpg

Ruth Mary / Sec. Est. da Mulher

pb210037_0.jpg sam_2590_0.jpg

Dr. Flavio Barroso-Coord. Obstetricia/HMMS            Dra. Selma Marques – Promotoria da Mulher

                                                                            Enf. Cleidimar Cutrim – Ger. de Enfermagem/HMMS 

 pb210017_1.jpg  pb210042_1_0.jpg         Dra. Socorro Braide – Dir. Clinica / HMMS                       Coord. do Serviço Social / HMMS              

pb210068_0.jpg  sam_2593_0.jpg     Enf. Marinete Muniz/SIM-SINASC                                                       Camilia Maia – NEC/HMMS

De acordo com o diretor da unidade, Dr. Frederico Barroso, o evento foi pensado para integrar e apresentar a visão jurídica e da Delegacia Especial da Mulher/DEM, entre outros órgãos de defesa dos direitos da mulher – Secretaria de Estado da Mulher/SEMU para estreitar a relação interinstitucional na busca por um atendimento global  à vítimas de violência.

A diretora clínica da maternidade, Dra. Socorro Braide, salienta ainda que esta conduta demonstra a preocupação de garantir um atendimento dentro dos padrões e do que preconiza o Ministério da Saúde para estes casos, por meio de regulamentação em portaria – prestamos este tipo de assistência desde 2000, de forma humanizada, e a paciente que nos procura passa por um atendimento multiprofissional, para que seja feito acolhimento seguido de atendimento clínico com anamnese”. A mulher recebe tratamento profilático, medicamentos e aconselhamento feito por profissionais da área médica e assistência social.

O Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas (Cemicamp), integrado a UNICAMP foi convidado e, que junto ao Ministério da Saúde desenvolve o projeto "Superando Barreiras", que capacita profissionais ginecologistas de todo país em treinamento avançado, discussões e condutas sobre a violência contra a mulher e aborto previsto em lei mediante casos de violência sexual.

foto_2_-_ses_-_assistencia_a_mulheres_foto_francisco_de_paula_0.jpg

O professor e médico ginecologista Aloísio Bedone no decorrer da sua explanação apresentou o trabalho da entidade e os conceitos básicos de violência contra mulher. "A violência contra a mulher não está só no âmbito físico, atinge também o fator psicológico, moral e social da paciente. Há casos que evoluem para a agressão após todo um processo de repressão, de humilhação, de destruição de autoestima que iniciam com pequenas práticas coercitivas, invasivas, muitas das vezes até não percebidas imediatamente", explicou ele. "Avanços em âmbitos legais são importantes para garantia de direitos e proteger a mulher do possível agressor. Mas no âmbito da assistência não se consegue prestar o auxílio a esta pessoa agredida de forma unilateral e isolada", diz 

O Hospital e Maternidade Marly Sarney desde 2000 até julho de 2013 o já atendeu mais de 300 mulheres vítimas de violência sexual. Deste total, em 12 casos foi feita a interrupção de gravidez levando em conta os procedimentos e parâmetros legais.

 

sam_2604_0.jpg sam_2600_0.jpg

Representante da Comunidade: De Jesus e  Cassia              Nilma, Cleidimar, Selam e Camila     

Este texto foi publicado pelo HMMS e agora compartilhado na RHS.

 

2º CAMINHADA PELA NÃO VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – promovida pela Promotoria da Mulher em 23.11.2013 iniciando o 16 Dias de Ativismo da Não Violência Contra a Mulher com a participação de Instituições e Entidades: Secretaria de Estado da Mulher/SEMU, Coordenadoria Municipal da Mulher, Câmara Municipal,  Fórum Estadual de Mulheres, estudantes da Rede Pública, comunitários. O Bairro escolhido foi o COHATRAC. Várias escolas estão sendo capacitadas quanto a NÃO VIOLÊNCIA  DA MULHER orientando os jovens a respeitar a questão de gêneros debatendo a violência no cenário escolar e contribuindo para uma nova consciência.  

dscf6496_0.jpg dscf6517_0.jpg

dscf6488_0.jpg dscf6482_0.jpg

dscf6500_0.jpg dscf6507_0.jpg

dscf6521_0.jpg dscf6497.jpg

dscf6506.jpg

 

dscf7017_0.jpgdscf7015_0.jpg