Abrindo o debate sobre violência e trabalho em saúde: uma experiência de HumanizaSUS em Rede de Promoção de Saúde e Paz

12 votos

Núcleo de Promoção de Saúde e Paz da Faculdade de Medicina/UFMG

 

Programa de Transferência de Tecnologias de Abordagem da Violência e de Construção de Cultura de Paz Julho/2009

 

Módulo II:  HumanizaSUS – Saúde e Violência no Trabalho –

 

Temas em debate: Violência urbana e o trabalho dos profissionais do SUS –

Violência do/no trabalho/Violência institucional – Mediação de Conflitos como estratégia de resolução pacífica de conflitos e prevenção de violências no campo do SUS – Princípios e Diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) – Humanização do Trabalho em Saúde – Oficinas de Apoio psicossocial com trabalhadores e gestores do SUS – Cultura de Paz

 

Consultora /Pesquisadora: Ana Rita Castro Trajano

 

Coordenadora do Núcleo e do Programa de Transferência de Tecnologias: Profa. Elza Machado de Melo


Aconteceu, em 17/07/09, na Faculdade de Medicina/Departamento de Medicina Preventiva/UFMG, o Encontro/Roda referente à Política  Nacional de Humanização / HumanizaSUS: Saúde e Violência no Trabalho.

Em anexo, apresentamos o Programa de Transferência de Tecnologias- abordagem de violências e construção de cultura de paz ; e também as principais questões abordadas na discussão sobre violências e conflitos em espaços de trabalho do SUS, sistematizando estratégias metodológicas vivenciadas na  abordagem  desses fenômenos.

Ressaltamos que esse foi um momento rico de debates e troca de experiências, quando se aprofundou a compreensão sobre Humanização (PNH), como Politica Pública do SUS, discutindo possibilidades de articulações entre esta e a abordagem aos conflitos e violências em locais de trabalho da saúde, educação, trânsito e segurança/defesa social.

Os dispositivos da PNH/HumanizaSUS, como tecnologias leves e relacionais, disparadoras de mudanças em processos de trabalho nas diferentes áreas de atuação dos participantes.

Importante ainda destacar que este será um dos temas do 2º Seminário Nacional de Humanização, que acontecerá  de 05 a 07 de agosto/2009, em Brasília, em plena fase de preparação e organização, pela Política Nacional de Humanização/Ministério da Saúde.

Boas leituras e reflexões, esperamos que estas discussões nos potencializem em nossas práticas cotidianas, seja na saúde , na educação, no trânsito, na segurança/defesa social, fortalecendo e ampliando a Rede de Promoção de Saúde e Paz.

Abraços e até o próximo encontro,

Ana Rita Trajano