Viva Humanização no rio de Janeiro

12 votos

                                          logo_sem_frase.png

Rio de Janeiro (RJ) recebe Fórum de Humanização da Saúde
Promovido pelo Instituto Rio de Histórias, afiliada da Associação Viva e Deixe Viver,  evento acontece no dia 08 de novembro. Inscrições pelo site www.vivahumanizacao.org.br.

A cidade do Rio de Janeiro (RJ) sediará mais uma edição do Fórum de Humanização da Saúde de 2014. O evento, realizado pelo Instituto Rio de Histórias, afiliada da Associação Viva e Deixe Viver, tem como objetivo reunir os agentes de transformação para a discussão, aprimoramento e disseminação da humanização hospitalar. A edição na capital fluminense acontece no dia 08 de novembro, na Universidade Estácio de Sá – auditório 1.

Os fóruns estão inseridos no projeto Viva Humanização, que promove as boas práticas da gestão do bem estar entre os sujeitos que produzem saúde. A iniciativa tem tido grande êxito em estimular a percepção dos estudantes e profissionais da saúde sobre o acolhimento, a comunicação interpessoal na hospitalização até a desospitalização e o desenvolvimento do trabalho voluntário na saúde.

Todos os anos, além das discussões, o projeto apresenta uma pesquisa online e presencial de opinião publica sobre temas relativos à educação, saúde e voluntariado. Neste ano a pesquisa e o tema serão: “Acolhimento, comunicação e Voluntariado na Saúde”.

“A sociedade contemporânea se caracteriza pela ampliação de horizontes por meio da ciência e da tecnologia. Nesse caminho, a humanização na área da saúde é hoje uma importante estratégia de gestão, atenção e construção de uma cultura institucional voltada à valorização das pessoas, ao compromisso ético, à melhoria da assistência e a excelência dos serviços”, afirma Valdir Cimino, presidente e fundador da Viva. Caberá a ele a palestra de abertura, sobre “O perfil do Voluntariado na área da Saúde e sua relação com a liderança”.

A programação inclui, ainda, as seguintes palestras e oficinas:
 “Oficina da Memória – Universidade da 3ª. Idade UNATI – UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)”, com Danielle Pimentel e Angela Bonisolo;
 “Vivências em Biblioterapia – práticas do cuidado através da literatura” (livro disponível para compra no Fórum), com Cristiana Seixas;
 “Recuperando o humanismo perdido”, com Yara Pia Converso, médica, educadora e artista (lançamento do livro “Perguntas? Dúvidas! Perplexidades!”)
 “Brinquedoteca Hospitalar: Projetos e ações educativas, visando a humanização e a qualidade no atendimento”, com Cândida Mirian de V. Santos, assistente Social e coordenadora da brinquedoteca do HUPE, Vera Lucia H. de Oliveira, brinquedista, pedagoga, psicopedagoga, coordenadora Pedagógica da Brinquedoteca do Hupe, e Maira T. Ruiz Martins, brinquedista, psicóloga, psicomotricista e coordenadora de projetos.

Confira a programação completa:
https://www.vivahumanizacao.org.br

Fórum Roda Conversa: Saúde, Educação e Voluntariado – Em 2001, Ano Internacional do Voluntário a Associação Viva e Deixe Viver  recebeu o convite do Centro de Voluntariado de São Paulo e Prefeitura de New York City/USA para participar das atividades relativas às comemorações deste movimento mundial promovido pelo Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU). A Viva por acreditar na causa da humanização difunde desde então uma nova postura e atitude dos profissionais de saúde e da sociedade atendida na saúde, que resulta na diminuição do tempo de internação, aumento da produtividade das instituições, melhoria dos processos de relacionamento dos profissionais de saúde com os pacientes, observância dos direitos dos pacientes e seus familiares.

Criados pela Viva para promover a Política Pública de Humanização da Saúde, os fóruns ganharam o apoio institucional do Ministério da Saúde – Politica Publica Humaniza SUS. No programa da edição de 2014, estão previstas palestras e apresentação de cases, que visam contribuir para o debate do tema principal, “Acolhimento, Comunicação e Voluntariado na Saúde”.

O Instituto Rio de Histórias, afiliada da Associação Viva e Deixe Viver, iniciou suas atividades no Rio de Janeiro em janeiro de 2005.  O projeto conta com 110 voluntários contadores de histórias, atuando em 24 hospitais, além de 40 fazedores de histórias que atuam em diferentes áreas do projeto. O Instituto Rio de Histórias/Projeto Viva e Deixe Viver é apoiado, desde 2005, pela Universidade Estácio de Sá – campus Centro I, através da utilização de seus auditórios e salas de aula para realização de treinamento dos novos voluntários e eventos ligados a capacitação dos contadores de histórias. Desde 2011, o Instituto Rio de Histórias tem parceria social com a Unimed-Rio .

Sobre a Associação Viva e Deixe Viver – www.vivaedeixeviver.org.br – Fundada em 1997, pelo paulistano Valdir Cimino, a Associação Viva e Deixe Viver é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que conta com o apoio de voluntários que se dedicam a contar histórias para crianças e adolescentes hospitalizados. O objetivo desta ação é transformar a internação hospitalar num momento mais alegre, agradável e terapêutico, além de contribuir para a humanização da saúde, causa da entidade. Hoje, além dos 1.131 fazedores e contadores de histórias voluntários, que visitam regularmente 82 hospitais em todo o Brasil, a Associação conta com o apoio das empresas Mahle Metal Leve, Pfizer, Mattos Filho Veiga Filho Marrey Jr. e Quiroga Advogados.

 Fórum de Humanização da Saúde do Rio de Janeiro (RJ)
Tema:   “Acolhimento, Comunicação e Voluntariado na Saúde”.
Data:  08 de novembro de 2014 (sábado)
Horário:  das 09h00 às 14h00
Local:  Universidade Estácio de Sá – Auditório 1
  Avenida Presidente Vargas, 642 (esquina com a Rua Uruguaiana)
Rio de Janeiro – RJ
Inscrições pelo site www.vivahumanizacao.org.br

Informações para a Imprensa:
Oficina da Palavra: (11) 3289-2139
Contatos: Denise Lima: (11) 9611-7381 e Luciana Garbelini: (11) 9292-2131