100% SUS, hospital alcança 93% de aprovação do usuário

13 votos

unnamed_1_0.jpg

Géssica Pâmela sofreu um acidente de carro que resultou na amputação de uma perna, além de vitimar fatalmente o esposo e o filho, um bebê de um ano. Durante quatro meses ela foi submetida ao tratamento que salvou sua vida e acrescentou esperança em meio à dor física e da perda de pessoas essenciais.

Durante esse tempo, ela participou diariamente do projeto despertar (onde a fisioterapia leva pacientes para a área externa); cantava com um largo sorriso junto com o cantor Roberto Brenner, durante o projeto Sons do Coração; era mimada pela equipe técnica, que nos dias de maior tristeza chegaram a convidar uma palestrante motivacional para alegrá-la.

Todo esse esforço foi recompensado por cartas semanais endereçadas aos membros da equipe: limpeza, enfermagem, maqueiros, médicos, cozinheiros, dentre vários profissionais que estiveram na assistência durante sua estadia. Palavras de carinho que se transformaram em motivação e mostra do trabalho realizado por toda equipe.

Casos como o da Géssica revelam o motivo do Hospital de Urgências de Anápolis (HUAna), de janeiro a dezembro, ter obtido 93%  de satisfação dos usuários, que consideraram como satisfatórios os serviços prestados pela unidade, contra 4% que avaliaram como razoável e 3% ruim.

Para atingir tais índices, a Fundação de Assistência Social de Anápolis (FASA) trabalha com um serviço humanizado e eficaz para atender integralmente o acompanhante, visitante, e especialmente, o paciente.

De acordo com a assessora de qualidade do hospital, Vanessa Lobo, existe um trabalho realizado de forma global para que a assistência seja executada com excelência. “Existe um trabalho em equipe onde todos têm o mesmo objetivo de eficiência, que começa na hierarquia, com a irmã Rita e perpassa por todos os colaboradores”, destaca.

Ela também acredita que esse índice é um ciclo que começa na valorização do colaborador, que humanizado, trata com o devido respeito o paciente, e se este for bem tratado sairá satisfeito com o serviço prestado.

Outros serviços apontados por Lobo como primordiais são as ações de humanização, como os voluntários e procedimentos protetivos; o núcleo de educação permanente, que conscientiza os funcionários da importância de cuidar cada dia melhor dos pacientes; e ouvidoria, que soluciona de forma prática e eficiente os problemas observados.