Jogo do SUS realizado para informar os serviços do SUS

6 votos

 

O Jogo do SUS foi desenvolvido como um trabalho para a disciplina “A Psicologia e a Saúde: pressupostos para a prática profissional” – Profas. responsáveis: Maria Cecília Roth, Ruth G. da C. Lopes, Vera Mendes, do 4° ano do Curso de Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde -PUC-SP.

O jogo tem como objetivo informar aos participantes sobre os programas e dispositivos do SUS de forma lúdica. Assim, ele é constituído por um tabuleiro com diferentes tons de azul, cada um representando uma de cinco fases da vida (bebê, criança, adolescente, adulto e idoso), em que as estrelas são indicativas para o participante pegar um cartão da cor correspondente e responder à situação colocada. É necessário que uma pessoa fora do jogo possa ler os cartões para os jogadores. Se este acertar a resposta ganha 3 energias, se errar perde 3 energias e se não responder perde 1 energia. Conforme os jogadores forem juntando energias poderão trocar por uma ficha maior de 5 energias. A casa “PARE” no tabuleiro indica a mudança de fase de vida, indicando que cada jogador que passar por ela ganhe 3 energias e quem cair na casa ganhe 5 energias. Também ganhará energias quem cair nas casas com situações de vacina tomada e outras, indicadas no tabuleiro, além de cada jogador iniciar já com 3 energias. Os jogadores decidem pelo maior número no dado quem irá começar, seguindo o sentido horário. Ao final, quem chegar com mais energias ganha o jogo. Indicado para adultos em Ensino Superior.

Para jogar basta clicar nos itens abaixo, imprimir e recortar. Além de precisar de um dado e peças para cada integrante mover no tabuleiro. É indicado jogar de 2 a 6 participantes.

Tabuleiro

Jogo do SUS (cartões)

Energias

Realizado por: Ana Carolina Murakami de Carvalho, Fernanda Starosta Wajs, Flávia Oliveira Lima de Castro, Guilherme Gori, Isabella Mucci Ting, Marina Guedes Castro, Rosana Ourfali, Tâmisa Pires Catão e Tomás Rúbio.