Sobre:
Sou professor de Ciências Sócio Históricas - Geografia e História- no Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores (CMET) Paulo Freire da SMED e Técnico em Enfermagem no SRT Nova Vida da SMS, ambos na PMPA. Na área da saúde desde 1989, na Secretaria Municipal da Saúde desde 1998 e como professor do EJA desde de 2011, tenho especial interesse na articulação dos temas da coesão social, comunidade família, saúde mental e educação. Com experiência em UTI neonatal, já tive alunos, dos quais cuidei quando nasceram prematuros no GHC. Na saúde mental trabalho com reinserção social e reabilitação psicossocial em serviços substitutivos na rede de atenção à saúde mental (RAPS). Minha graduação é licenciatura em Ciências Sociais pela UFRGS. Tenho pós graduação, também pela UFRGS, em Humanização da Gestão e da Atenção no SUS e Especialização em Educação para a Diversidade, também pela UFRGS, além de experiência em Assessoria Institucional na área sindical.Interesses:
LiteraturaFormação:
Graduado em Ciências Sociais - UFRGS (2006);
Eu sou mortal. Isso não irá mudar nunca.
Então, minha existência tem um aspecto imutável.
O que não muda nunca permanece para sempre.
É uma condição irrevogavelmente imutável, portanto eterna.
Em nenhum momento, presente ou passado, de uma era ou outra, neste lugar ou noutra galáxia o fato de eu ser um mortal será modificado.
O pressuposto do individualismo social e econômico é de que cada pessoa é livre e autonomamente responsável pelo seu próprio bem estar e segurança. A unidade desse indivíduo que se basta é demarcada pela independência e auto suficiência de seu corpo. A posse e o controle de si mesmo é a base da ideia de […]
Não sabemos de que conjunto de fenômenos, nem de que forma, a mente surge e opera. Sentimos a nós mesmos de modo que nos vemos agindo no mesmo instante em que agimos. Essa noção de si mesmo que acompanha nossas existências é definida como consciência. No entanto, tem sido muito difícil dizer como (e o […]
O percentual das pessoas que são letalmente vulneráveis a Covid-19 pode chegar a 1% de uma dada população. No Brasil, isso significa 2,09 milhões de pessoas. Esse é o contingente de seres humanos ameaçados pelo negacionismo somente no Brasil. O problema é tão grave, ou ainda pior, em outros países, como os EUA, dependendo de […]
Contradição: negação ou afirmação? Temos como princípios de nosso modo de vida duas leis que não conseguimos sintetizar numa única perspectiva. Essa contradição entre impulsos diferentes gera uma tensão que expressa a força que sustenta nossas relações sociais. A contradição, de fato, é inerente ao princípio vital, mas diferente do que entendemos em nossa perspectiva […]
Fragmentos do debate sobre modelos tecnoassistenciais: 1. Regionalização Vi uma conexão entre o acidente dos pacientes de carazinho e a crise dos hospitais da ULBRA. Ou seja, com a regionalização o mercado em Porto Alegre pode se reduzir. Ele é tão grande que se 10% da ambulancioterapia acabar já é motivo para fechar um hospital […]
Bem e mal não são substâncias. São efeitos dos encontros entre os entes da criação. Por isso todo acontecimento é inocente e toda indeterminação é um convite a criação e ao exercício da generosidade. Imagine que deus é o pai criador. O ser onipotente que, de fora do espaço e do tempo, criou o universo. […]
Diferença entre o real e a realidade: Implicações para a ideia de liberdade. A integralidade do real tem implicações que ultrapassam em muito o universo espelhado em nossa mente. Nós vivemos em uma espécie de cômodo perceptivo. O que percebemos como sendo “a” realidade é um mero recorte do real. A realidade […]
Um roteiro para pensar a falta de sentido dos ajustes fiscais e das reformas do trabalho e da previdência, no Brasil e no mundo, diante da perspectiva de redução dos custos e do aumento da produção proporcionada pela revolução tecnológica. A soma do dinheiro que circula na economia mundial não corresponde ao conjunto de riquezas […]
Essa série é muito boa. O absurdo da crença na literalidade da Bíblia é posto em questão. Todas as teologias são partes de um esforço para organizar nossa perplexidade. Não tem nada a ver com certezas absolutas. Há praticamente tantas formas e nuances de credo, quanto crentes. Isso deve dizer algo sobre a arrogância implicada […]