Um encontro presencial com a RHS em Brusque SC

14 votos

 

Hoje aconteceu em Brusque mais um encontro do

Curso Introdutório de ESF para os Agentes Comunitários de Saúde

da Região, que envolve além deste municípo os profissionais de Botuverá e Guabiruba.

Na chegada tínhamos um espaço tradicional de curso…

Fui falar com o grupo sobre a Política Nacional de Humanização e levei a Rede Humanziasus (RHS) junto para começar a conversa

Estavam lá comigo os posts da Jacque:

Cantando o Baião 

redehumanizasus.net/1572-cantando-baiao

Uma Orquidea no Espelho

redehumanizasus.net/8214-uma-orquidea-no-espelho

Reencontrando a canção

redehumanizasus.net/11995-reencontrando-a-cancao-uma-visita-a-seu-francisco

Os posts da Tati Caetano:

As Aventuras de Angelina 

redehumanizasus.net/11921-as-aventuras-de-angelina

Agora são as Aventuras do Pica Pau 

redehumanizasus.net/12191-agora-sao-as-aventuras-do-pica-pau

E o post de nossa querida sobrinha Helena Schwonke

Arte para Humanizar

redehumanizasus.net/blog/helenaschwonke

Os participantes distribuiram-se em seis grupos para fazerv a leitura dos textos impressos pois não havia internet disponível no local do encontro, e a partir desta inspiração e após relatarem outras situações vivenciadas por eles deveriam construir o conceito de humanização.

A partir destas pérolas de nossa RHS cada grupo apresentou seu conceito de humanização, em meio a seus depoimentos de identificação com as histórias e  novos relatos que circularam na roda acabarm por ampliar o conceito coletivo.

Os mais de 90 agentes que compuseram este coletivo chegaram a pensar: eta, mais uma palestrinha! Mas ao final, num misto de afeto e de reencantamento relataram sua identificação com a Política de Humanização e com a RHS.

Conversar deste modo tendo a RHS e seus posts como disparador foi uma experiência muito rica, poética e emocionante. Pela leitura dos posts, escolhidos a dedo por sua poesia e sensibilidade, pudemos vivenciar cada momento de encontro destes profissionais com suas realidades e conseguimos assim trazer os participantes desta roda para a experiência exitosa que é a PNH no SUS.

Foi muito especial ter a RHS na roda em Brusque e sentir a presença da Jacque, da Tati, da Helena e não só delas, mas de todo o coletivo que compoe esta rede virtual e viva , incluindo obviamente o coletivo de editores que produz este apoio a cada dia.

Em seguida  na linha das surpresas recebemos a visita do Prefeito de Brusque Paulo Eccel e a Secretária Municipal de Saúde Cida Belli que reiteraram o compromisso da gestão com a humanização e com os princípios do SUS.

 

Num exercício dialógico o prefeito respondeu atenciosamente a todos os questionamentos dos agentes que foram desde questões salariais, carreira dos ACS até novos investimentos em unidades de saúde, etc.

Depois da saída dos inusitados visitantes, seguimos nossos trabalhos dialogando sobre experiências de humanização possíveis na realidade regional: assistimos o video

Enquanto o bebê não chega

redehumanizasus.net/12002-lancado-o-video-enquanto-o-bebe-nao-chega-em-roraima

Ressaltando a importância da integração da rede pela conexão de ações de pré natal , parto e nascimento.

Assim, deixei o grupo com suas tutoras do curso, muito emocionada com este encontro potente e que mais tarde soube que eles acabaram saido de lá com est a mesma sensação.

Fez-se a RHS!

Bjs Pat