II oficina de Curadores da IV Mostra Nacional de experiências em Atenção Básica

14 votos

Aconteceu nos dias 04 e 05 de outubro a II oficina de Curadores da IV Mostra Nacional de experiências em Atenção Básica/Saúde da Família promovida pelo Departamento de Atenção Básica/SAS/Ministério da Saúde.

O tema fundamental desse encontro foi o fortalecimento do grupo de curadores como um grupo que tem o que dizer sobre essa experiência de curar narrativas que expressam o que se dá no cotidiano da Atenção Básica brasileira.

Para isso, nada melhor do que valorizar a própria narrativa dos curadores sobre a experiência de curar. Não conhecemos nenhum outro modo mais intenso de unir narrativa e atenção básica do que a experiência da Tenda do Conto. Um projeto desenvolvido por Jacqueline Abrantes que nasceu no território do Panatis e vem cada vez mais ganhando novas histórias Brasil a fora.

Por isso, contamos com a presença dos protagonistas da tenda para criar uma tenda de histórias dos curadores da Atenção Básica que trouxeram objetos que simbolizassem sua experiência de curadoria ou remetesse a histórias curadas por eles e vividas por outros atores da atenção primária.
A tenda do conto foi um sucesso, uma explosão de sentimentos inspirando as demais atividades da Oficina, que contou com a apresentação do mural de expectativas e avaliação dos curadores, com grupos de trabalho para avaliar e qualificar o processo de curadoria entre as duplas e equipes de curadores, e também para pensar a participação dos curadores na IV Mostra.

Além disso, contamos também com a fala do coordenador da Atenção Básica, Heider Pinto que retificou a importância desse evento e a inovação que momentos como esse podem proporcionar para a Atenção Básica no Brasil.

Nos momentos de abertura e fechamento de atividades, contamos com o protagonismo dos curadores que apresentaram suas habilidades e saberes por meio de atividades de acolhimento a partir de diferentes técnicas como exercícios de sensibilização e despertar do corpo com Alexandre Barreto, dramatização de um conto popular com Hosana Passos, uma improvisação de Esquizodrama com Lairton Martins , Bete Zuza e atores escalados.

Ter a nossa equipe de comunicação integrada e trabalhando na "cobertura" da oficina foi demais! Temos entrevistas e fotos maravilhosas, que puderam captar a afetação deste espaço, as fotos podem ser conferidas na nossa fan page:https://www.facebook.com/comunidadedepraticas?fref=ts https://www.facebook.com/comunidadedepraticas?fref=ts

A atividade de curadoria pode ser conferida no site da Comunidade de Práticas da Atenção Básica e foi prorrogada até o dia 04 de novembro. Ao fim desse período será aberto um período de inscrições para os curadores inscreverem a experiência de curadoria na Mostra, produzindo além de tudo um processo de sistematização de conhecimento sobre esse novo modo de pensar a construção de eventos e apresentação de práticas e experiências em saúde

Para conhecer melhor o processo de curadoria acesse:
https://redehumanizasus.net/64892-i-oficina-de-curadores-da-iv-mostra-de-experiencias-da-atencao-basicasaude-da-familia
ou
https://www.atencaobasica.org.br/mostra  Clicando em “curadoria da mostra”

Para conhecer melhor a Tenda do Conto acesse:
https://redehumanizasus.net/13378-tenda-do-conto-cinco-anos-acolhendo-historias
ou
https://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/rev27_artigotecnico.pdf

Para se inscrever na Comunidade de Práticas da Atenção Básica, se cadastre em:
www.atencaobasica.org.br