Humanização da Morte- Cuidados Paliativos

12 votos

Segundo a organização mundial de saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, " cuidados paliativos consiste na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da intervenção e alivio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.

Em nosso ciclo de vida existe uma etapa que muitas pessoas preferem até nem comentar,a morte, talvez por medo de morrer ou de perder um ente querido. Por isso é nesse momento que as pessoas precisam de amparo emocional, e para que isso possa ser alcançado com sucesso é necessário uma participação de toda uma equipe que vai desde médicos, enfermeiros e psicólogos todos trabalhando juntos para proporcionar um ambiente mais agradável possível,  e assim uma morte mais digna e um alivio da dor do paciente. Em muitos casos tanto pacientes como familiares preferem esconder a doença, e não falar sobre o assunto. É papel do psicólogo proporcionar esse espaço para conversa favorecendo a elaboração de um processo de trabalho que ajudara o paciente a enfrentar a doença, e auxiliando suas famílias na elaboração do luto.

Atualmente com a situação da saúde pública no Brasil talvez seja um grande desafio alcançarmos essa realidade de proporcionarmos ao paciente usuário do sistema único de saúde (SUS), além de um tratamento satisfatório, também esse acompanhamento de um psicólogo podendo amenizar suas dores psíquicas e de seus familiares, podendo assim assegurar-lhe sua autonomia e uma morte digna.